Sem categoria

Amor-Próprio

Há muitas maneiras de falar sobre esse tema e o mesmo possui dois sentido, um positivo e outro negativo, mas vamos pensar apenas no melhor sentido, afinal a maldade está nos olhos de quem ver, então não vamos mudar nossos olhos, apenas expandir-los ao ponto de conseguirmos enxergar o que deixamos oculto por um bom tempo (ou não).


Vamos começar se autoavaliando, por favor responda honestamente todas as perguntas a seguir, confira na legenda suas possíveis respostas e depois veja o resultado ao final dessa pequena avaliação, certo?
Leve o tempo que for necessário.


abc

Maioria ou todas (a): Ok, você possui no mínimo um pouco de amor-próprio, embora possa acreditar que poderia ser melhor em algo ou cumprir algum “requisito” específico.

Maioria ou todas (b): Você se cobra muito em diversas coisas, sempre acha que estar por trás dos padrões impostos pela mídia (seja na beleza ou habilidades, maneira de agir e etc.), há muitas coisas que gostaria de mudar em si e isso não é bom, tudo bem querer melhorar em algo, mas querer mudar quem você é não é muito saudável, você pode até não reconhecer no momento suas qualidades, mas posso afirmar que você tem, todos temos, todos somos bom em algo, não há ninguém inútil no mundo, você só precisa de um incentivo.

Maioria ou todas (c): Tá, você é mais do tipo, eu gosto, mas também não gosto ou mas, mais e mas, mais… esqueçam esses mais e mas e foque no agora, você também possui a tendência de se cobrar em alguns “requisitos”, embora se ache bom em algo, sempre tem aquela pontinha de “Eu poderia ter feito ou ser melhor” e mais uma vez eu digo e repito, tudo bem querer melhorar em algo, mas querer mudar quem você é não é muito saudável.


Afinal o que é amor-próprio?

Há quem possa levar o termo para a soberba e o egoísmo com o velho “EU SOU MELHOR” ou “EU EM PRIMEIRO LUGAR”, mas acredito que não é bem esse o caminho.

Creio firmemente que uma pessoa que se ama é aquela que busca o melhor pra si, sem fazer com que outras pessoas se sintam inferiores, é buscar melhorar em algumas coisas, desenvolver seus talentos e não se engrandecer por isso, amor próprio não é só se achar lindo(a). É você se amar ao ponto de não deixar qualquer ralé atrapalhar a sua vida, não se deixar levar pelas emoções, porque pensa antes de agir, já pra não ter consequências severa, se cuidar, é se elogiar sim, mas também dar o seu melhor pra que tenha a dignidade de seu auto-elogio, é você se amar ao ponto de querer se abraçar, olhar pra você mesmo e pensar: “Puxa, como eu estou orgulhosa ou orgulhoso de mim mesmo, é você se sentir bem consigo mesmo, se apoiar, e quando falarem que não foi bom o suficiente e você continua sendo grato porque foi o seu melhor e isso basta.
E isso não é nada fácil, você tem que trabalhar muito pra se aceitar, temos a triste tendência de colocar defeito em nós mesmo, ao invés de abrirmos espaço apenas para as nossas melhores qualidades, que são muitas, por mais que você ache o oposto. Lembre-se há habilidades que você pode adquirir, conhecimentos que podem ser descobertos, livros que podem ser explorados, há um alguém em você que pode ser amado, há diversas atividades que você pode realizar e há um esforço que você pode fazer. Então se dê uma chance e continue se dando mais chances…


Você é um fogo de artifício

Já dizia Katy Perry:

“Você já se sentiu, como se estivesse enterrado bem fundo gritando a sete palmos, mas ninguém parece ouvir nada? Você sabe que ainda há uma chance para você?
Porque há uma faísca em você. Você só tem que acender a luz e deixá-la brilhar… Domine a noite.
Porque, querido, você é um fogo de artifício, vá em frente, mostre o que você vale, faça eles dizerem: Ah, ah, ah! Enquanto você cruza o céu. Querido, você é um fogo de artifício, vamos, deixe suas cores explodirem… Você vai deixá-los surpresos.”

Se até ela tá falando isso pra você, então acredite em mim quando eu falo que você é bem mais do que pode imaginar, acredite nela e o mais importante, acredite em VOCÊ.

Mais brilhante do que a lua, sempre esteve dentro de você, e agora é hora de deixar sair.”

Música: Firework


Agora só falta você

As vezes precisamos deixar algumas coisas no passado para poder prosseguirmos adiante, mas não significa que vamos esquecer totalmente, mas que vamos aprender com ele e isso é uma maneira de se cuidar; Luis Sérgio Carlini e Rita Lee também deixaram isso claro quando escreveram esse belo trecho:

“E fui andando sem pensar em voltar e sem ligar pro que me aconteceu, um belo dia vou lhe telefonar pra lhe dizer que aquele sonho cresceu.
No ar que eu respiro eu sinto prazer de ser quem eu sou, de estar onde estou, agora só falta você…”

Música: Agora Só Falta Você


Epifania


Do ponto de vista filosófico, a epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas. Ou seja, a sensação de considerar algo como solucionado, esclarecido ou completo
Os ingleses costumam utilizar muito este termo dizendo: “I just had an epiphany”, no sentido de “pensamento indescritível e único”.

Muitos de nós já passamos por aqueles relacionamentos que queremos nos aperfeiçoar aos companheiros, deixamos de cuidar nós mesmos para cuidar de outra pessoa, sendo que na realidade ambos deveriam se aperfeiçoar no relacionamento e não em seus parceiros. Muitas vezes um acaba colocando suas necessidades de lado para suprir as do outro, isso é amar o seu parceiro e não se amar, essa ação pode ser tóxica, pois você estará sendo infeliz pra ser “perfeito” pra outra pessoa… E como tudo que é tóxico, isso pode ser perigoso para sua saúde física e e mental.
Kim Seokjin, membro do BTS cantou um trecho que se encaixa perfeitamente neste tópico.

“Eu me adaptei completamente a você, eu queria viver por você, mas por continuar fazendo isso, eu simplesmente, não consigo mais aturar a tempestade dentro do meu coração. Preciso revelar completamente meu verdadeiro eu por baixo da máscara sorridente.”

Preste atenção agora, leia/ouça e aprenda:

“Eu sou quem eu deveria amar nesse mundo, esse meu eu brilhante, minha alma preciosa, eu finalmente percebi isso, então eu me amo, apesar de não ser perfeito, sou tão belo. Eu sou quem eu deveria amar…”

Música: Epiphany


Há coisas que podemos fazer para elevar nossa autoestima e estimular o amor-próprio, não é um caminho fácil, mas é um bom caminho, vale a pena traçar em virtude do tamanho do post eu encerro por aqui. Darei continuidade a este tema em outro momento, por favor leve em consideração o que eu falei, espero do fundo do meu coração que eu tenha conseguido te ajudar em algum ponto, em breve trarei mais detalhes de como ajudá-lo melhor. Um abraço.


O site O SEGREDO disponibilizou um post com:

Três hábitos para ter mais amor-próprio

Eu super recomendo que vocês acessem o link (só clicar no título), o conteúdo é muito bom e de fato pode nos ajudar nesse quesito.

Deixe um comentário